É o Bitcoin que desperdiça energia?

O Bitcoin consome bastante energia porque usa um processo totalmente mecânico e digital para determinar a verdade. Não depende da autoridade de ninguém.


Não se trata de uma maneira de processar pagamentos que requer mais energia, mas de uma maneira de obter consenso que consome menos energia do que a guerra.


Todas as tentativas de comparar o consumo de energia do Bitcoin com bancos, tecnologias de pagamento, bancos centrais ou ouro perdem completamente de vista o real custo de oportunidade do Bitcoin. O Bitcoin não substitui estes, e eles podem, em princípio, coexistir com o Bitcoin.


O Bitcoin substitui a necessidade de estranhos estarem sujeitos ao mesmo governo e banco central para negociar internacionalmente, o que exige um governo impondo sua vontade ao resto do mundo, o que só pode ser feito com guerra (ou ameaça de guerra).

Sob o padrão ouro, era o Banco da Inglaterra que fornecia a plataforma global de liquidação de pagamentos. No atual sistema fiduciário, é o Fed. Ao imprimir o token de comércio global, esses países tiveram o privilégio exorbitante de comprar e invadir o planeta e ainda fazê-lo arcar com a conta.


Qualquer outra forma de dinheiro, físico, estatal ou digital, é uma shitcoin porque depende, em última análise, da autoridade de alguém para se mover. Todo mundo quer ser esse alguém e as apostas são tão altas que eles lutarão por isso.


A guerra é a única alternativa ao Bitcoin que funciona.


Podemos, então, continuar usando shitcoins primitivas que dependem da autoridade da violência, causando conflito e jogo político intermináveis. Ou podemos fazer um upgrade para uma solução de software pacífica que funciona com eletricidade e não pode ser corrompida pela política ou pela violência.


Outros custos que o Bitcoin nos permite evitar:

  • Pelo menos 10% da riqueza global destruída todos os anos pela inflação.

  • Políticas monetárias geradoras de ciclos econômicos que destroem enormes quantidades de capital.

  • Gastos governamentais desnecessários e infinitos.

Mineração de bitcoin

Meça esse desperdício de energia!



Saifedean Ammous. https://bit.ly/3yeFCAA

Tradução: Marcelo Lopes


Recent Posts

See All

A tecnologia sem igual

O Bitcoin é a única tecnologia que permite que você converta Janet Mnuchin, Christine Powell, Jay Lagarde, Mario Yellen e Steve Draghi em...